O Disque Denúncia Unificado - o 181 - já recebeu quase 1 milhão de chamadas nos últimos 13 anos. As denúncias são apuradas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ajudou a prender e apreender mais de 230 mil criminosos e na retirada de circulação de R$ 34 milhões advindos do tráfico de drogas.
Nestes 13 anos, completados nesta terça-feira, foram quase 26 mil armas retiradas de circulação, entre elas fuzis e metralhadoras, e 44,7 toneladas de drogas apreendidas. Foram encontrados 22 mil veículos roubados ou furtados
O tráfico de drogas lidera as denúncias feitas pela população. Foram feitas mais de 575 mil denúncias do tipo, o que corresponde a cerca de 60% de todas as ocorrências efetuadas.
Em seguida, estão as denúncias sobre atividades do Corpo de Bombeiros, como demandas de vistorias e fiscalização de locais privados ou públicos, realização de jogos de azar e crimes ambientais.
A capital mineira lidera as ligações com 25% do total. Em seguida estão os municípios de Juiz de Fora, Contagem, Uberlândia, Betim e Ribeirão das Neves.