Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Flexibilização e volta às aulas presenciais: BH pode ter novidades na segunda

Flexibilização e volta às aulas presenciais: BH pode ter novidades na segunda

Depois de reunir com o comitê de enfrentamento à covid-19 no fim desta semana, prefeito Alexandre Kalil vai falar sobre os próximos passos de BH na pandemia


Por João Henrique do Vale

Moradores de Belo Horizonte terão que aguardar um pouco mais para saber os próximos passos da cidade em meio a pandemia de Covid-19. Depois de se reunir com o comitê de enfrentamento, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) convocou uma entrevista coletiva para o início da próxima semana. Além da possível flexibilização, a volta às aulas presenciais também será tema do pronunciamento. 

A flexibilização em BH já está permitida a partir deste sábado, quando a Grande BH passará da onda roxa para a onda vermelha do Minas Consciente. Vale lembrar que a capital não faz parte programa do Governo do Estado, mas a fase mais restritiva, que determinava até o toque de recolher, é impositiva. 

Porém, tudo indica que a decisão para a reabertura ou não do comércio só vai sair na próxima segunda-feira. O entrave ainda segue sendo a falta de medicamentos para intubação de pacientes. Além disso, a ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para o tratamento da doença voltou a subir. 

Volta às aulas

O secretário de saúde do município, Jackson Machado, já tinha indicado uma revisão da prefeitura com relação a volta às aulas presencias. Em audiência pública na Câmara Municipal, ele afirmou que o indicador utilizado pela administração municipal para o retorno das atividades, com 20 casos para cada 100 mil habitantes, era impossível a ser atingido. 

Por causa disso, afirmou que o Comitê modificou o indicador. "O comitê chegou à conclusão de que a gente tem que correr algum risco, não é possível ficar com as escolas fechadas. Nós sabemos do impacto psicossocial que o afastamento das escolas traz para as crianças", disse o secretário. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais