98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Governo de Minas autoriza reabertura de bares e restaurantes em 200 cidades

Governo de Minas autoriza reabertura de bares e restaurantes em 200 cidades

Municípios da Região Centro, que inclui a Grande BH, Jequitinhonha, Vale do Aço e Noroeste, avançaram para onda amarela do Minas Consciente

Por João Henrique do Vale - Cidades27/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A nova metodologia do Governo de Minas Gerais, que passou a considerar os leitos da saúde suplementar, permitiu o avanço de quatro regiões do estado, entre elas a Grande BH, para a onda amarela do Minas Consciente. Nesta etapa, já é permitida a abertura de bares e restaurantes com consumo no local, além de autoescolas, salões de beleza e lojas de roupas, desde que os critérios de segurança sejam cumpridos.

Para permitir a progressão de fase, a Secretaria de Saúde fez um estudo, nos últimos 15 dias. A pesquisa mostrou que 24% dos mineiros possuem acesso à rede de Saúde suplementar e que, portanto, os quase 700 leitos de UTI disponíveis em hospitais privados aumentam ainda mais a capacidade assistencial no estado. 

Atualmente, somente a Região Nordeste de Minas Gerais segue na onda vermelha, onde é permitido a abertura apenas de serviços essenciais. O Governo de Minas alerta que a região é a que tem menor adesão ao plano Minas Consciente. 

As mudanças passam a valer nesta sexta-feira. Com a aprovação, também fica revogada a deliberação que permitia que municípios com rede de Saúde suplementar adotassem regras próprias enquanto o estudo estivesse sendo realizado.