Bombeiros combateram um incêndio, na tarde desta segunda-feira, no Parque Municipal Jacques Custeau, no Bairro Betânia, em Belo Horizonte. Vizinhos ao local afirmaram que as chamas ficaram altas e se alastram rapidamente. Três viaturas da corporação foram empenhadas na ocorrência. Brigadistas também auxiliaram nos trabalhos. Essa é a segunda ocorrência em área verde da cidade em menos de uma semana.
O parque Municipal Jacques Cousteau ocupa uma área aproximada de 335 mil metros quadrados. A vegetação predominante é de porte arbóreo, existindo ainda espécies ornamentais e frutíferas, como mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras. A fauna é composta por anfíbios, répteis, aves, como sabiás, frangos d’água, saracuras, e mamíferos, como cuíca, mico-estrela, esquilo-caxinguelê e gambás.
As causas do incêndio no parque ainda estão sendo investigadas. Militares encontraram duas caixas com fogos de artifício no local, mas disseram que ainda não é possível determinar que essa foi a causa. As caixas de fogos de artifício foram entregues à Guarda Municpal, que irá conduzir o material à delegacia.
O fogo destruiu aproximadamente 5 hectares de mata. Não houve nenhuma nascente afetada e os militares também não encontraram nenhum animal morto pela ação do fogo.
Essa é a segunda área verde da capital mineira atingida por queimadas em menos de uma semana. Na sexta-feira, o Corpo de Bombeiros conseguiu apagar as chamas no Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no Bairro Castelo, depois de quatro dias de combate.