98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Inundação deixa Santa Maria de Itabira embaixo de água; morte é confirmada

Inundação deixa Santa Maria de Itabira embaixo de água; morte é confirmada

O Militares do Corpo de Bombeiros e morares de Santa Maria de Itabira conseguiram resgatar pessoas embaixo de escombros

Por João Henrique do Vale - Cidades21/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O temporal que atingiu Santa Maria de Itabira,  na Região Central de Minas Gerais,  deixou a cidade,  literalmente,  embaixo d’água. Um rio que corta o município transbordou e a água invadiu centenas de casas.  Deslizamentos, desabamentos e soterramentos foram registrados. Uma morte foi confirmada.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão na cidade para socorrer às vitimas. No Bairro Poção,  uma casa desabou e deixou pessoas sob os escombros.  Os militares conseguiram retirar uma pessoa com vida com a ajuda de moradores da cidade. 

Uma pessoa,  ainda não identificada,  morreu.  Informações preliminares indicam que pessoas estão desaparecidas.

Chamados de ajuda 

Desde o início da manhã,  o Corpo de Bombeiros tem recebido diversas ligações de moradores. Os bairros mais atingidos foram Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Poção e Cidade Nova.  “As chamadas deram entrada no sistema entre 06:36h e 07:09h da manhã de hoje (21). Dentre as naturezas das chamadas, temos acionamentos de enchente e inundação, desabamento, salvamento de pessoa ilhada e corte de árvore caída em via pública”,  afirmou o Corpo de Bombeiros.

Dificuldade no atendimento 

Deslizamentos de terra foram registrados nas principais entradas da cidade,  o que atrasou a chegada de militares.  Até mesmo o helicóptero do Corpo de Bombeiros teve dificuldade de encontrar um local de pouso. 

Na MG-129 os militares passaram por três pontos de bloqueio na rodovia. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

Gabinete de crise 

O Governo de Minas montou um gabinete de crise para coordenar as ações na região.  Além de Santa Maria de Itabira, outras cidades vizinhas foram atingidas. "Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã deste domingo (21/2), helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda",  diz o governador Romeu Zema (Novo). 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já iniciou a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.