Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Isolamento em BH deve ser flexibilizado ainda em maio

Isolamento em BH deve ser flexibilizado ainda em maio

Prefeito Alexandre Kalil afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, que a reabertura do comércio pode acontecer em 25 de maio


Por João Henrique do Vale

Pela primeira vez, o prefeito Alexandre Kalil falou em datas para a flexibilização do isolamento social em Belo Horizonte. A reabertura do comércio pode ocorrer de forma gradual a partir de 25 de maio. O administrador municipal, porém, ressaltou que tudo depende do comportamento da população, e com a autorização de especialistas da área de saúde.

O prefeito afirmou que reuniu com o grupo de infectologistas que fazem parte do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, e há, sim, uma perspectiva de flexibilização. Porém, colocou que a medida só será feita com a ajuda da população. "O controle dessa pandemia é de 20% de responsabilidade do poder público, que se desgasta, apanha, toma buzinaço e passa por tudo isso. Mas 80% é de responsabilidade de quem pode ficar em casa", afirmou.

A data para o retorno gradual do comércio será 25 de maio. "Neste data, alguns estabelecimentos devem voltar a funcionar. Não seguiremos o cronograma do Governo de Minas, que joga nas costas dos prefeitos. Precisamos de dinheiro e de liderança, não de conselho", alfinetou Kalil.

Subnotificação

Nas últimas 24 horas, Belo Horizonte registrou mais 199 casos, o maior aumento desde o início da série histórica. A capital mineira tem 825 infectados com a Covid-19. Para o prefeito Alexandre Kalil, este número é muito maior.

"Opinião minha, nada dos especialistas. BH não tem só 800 casos. Multiplica por dez. Deve ter 8 mil. Temos subnotificação que acredito ser dez vezes mais", ressaltou. 


Colunistas

Carregando...


Saiba mais