98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Kalil alfineta Governo Federal em assinatura de convênio com UFMG para vacina

Kalil alfineta Governo Federal em assinatura de convênio com UFMG para vacina

Após assinar o contrato para patrocínio de vacina mineira contra Covid-19, prefeito criticou o corte de 26,7% na verba destinada a UFMG

Por Marcello Oliveira - Cidades27/05/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Foto: Marcello Oliveira / Rádio 98


Ao assinar o Termo de Patrocínio para viabilizar estudos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na manhã desta quinta-feira (27), na sede da prefeitura de BH, o prefeito Alexandre Kalil não poupou palavras para elogiar a universidade e até alfinetar o Governo Federal ao criticar o corte de verbas na educação.

“A UFMG foi escolhida como a melhor universidade federal do Brasil , foi escolhida como a universidade mais bem gerida do Brasil e como prêmio recebeu um corte no orçamento de 27% do orçamento”, disse o prefeito. “Sucatear e premiar a faculdade mais bem avaliada do Brasil com corte de 27%, sendo que apesar do corte linear, que podia ser tanto a tanto, no máximo 30 (%), a nossa foi premiada com 26,7%", completou Kalil.

O convênio entre a prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais, no valor de R$ 30 milhões, será usado pela UFMG para avançar às etapas 1 e 2 dos testes clínicos da Spintec, uma das três mais adiantadas em estudo no país. A reitora da UFMG, Sandra Goulart destacou na solenidade que o nome oficial da vacina é Spintec e não Uaitec ou Tremtec, como muitos discutiram nas redes sociais.

 A plataforma tecnológica usada na Spintec é a combinação de diferentes proteínas para formar uma única e por não usar exclusivamente a proteína S, na qual se dá a maioria das mutações, as chances de sucesso desse imunizante no combate às novas variantes são bastante elevadas.