98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Kalil anuncia criação de grupo que irá estudar reabertura do comércio em BH

Kalil anuncia criação de grupo que irá estudar reabertura do comércio em BH

Grupo irá atuar junto ao comitê de enfrentamento da Covid-19 e iniciará os trabalhos na próxima semana, para estudar qual a melhor forma de flexibilização das restrições

Por João Henrique do Vale e Fernando Motta - Cidades27/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou na tarde desta segunda-feira (27) a criação de um grupo para analisar a reabertura do comércio na capital mineira. Segundo ele, o grupo irá atuar junto ao comitê de enfrentamento da Covid-19 e iniciará os trabalhos na próxima semana, para estudar qual a melhor forma de flexibilização das restrições.

Segundo o secretário de planejamento, André Reis, a criação do grupo será oficializada por meio de um decreto nesta terça (28), no Diário Oficial do Município. Ele explicou que o grupo vai conversar com comerciantes e entidades de classe para estabelecer critérios de reabertura.

A intenção inicial é tentar escalonar horários de transporte público e intercalar horários de abertura nos comércios. Ainda não há uma data definida.

Reunião com prefeitos

Kalil se reuniu com os prefeitos Alex de Freitas de Contagem, Vitor Penido de Nova Lima e Vittorio Medioli de Betim, na sede da administração municipal para tratar de ações conjuntas de combate à Covid-19 na Grande BH.

"Todas cidades tem pecuralidades, mas têm que caminhar juntas, que foi o que o governador falou. Estamos evoluindo nas técnicas de pesquisa de descobrir essa doença. O que queremos é dividir com a região metropolitana", disse Kalil em entrevista coletiva após o encontro.

O prefeito falou sobre a pressão que vem sofrendo para a reabertura do comércio e atribuiu isso aos bons resultados alcançados com o isolamento. "Parece que o sucesso da antecipação da pandemia obriga BH a ser a única capital do Brasil a ser pressionada", disse.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que já decretou a reabertura do comércio na cidade, disse que "assumiu boas medidas de flexibilização com regras rígidas".

"Abrimos a torneira, mas de forma que saia água tratada. BH é diferente, porque recebe várias pessoas de outros lugares", disse Medioli.