98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Kalil se reúne com comerciantes para discutir flexibilização em BH

Kalil se reúne com comerciantes para discutir flexibilização em BH

Neste quarta-feira, a Prefeitura publicou decreto que dá mais prazo para os empresários pagarem o IPTU e taxas de 2020

Por João Henrique do Vale - Cidades20/01/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A flexibilização do comércio em Belo Horizonte e a ajuda financeira para os empresários devem ser discutidos em reunião marcada para a tarde desta quarta-feira na Prefeitura. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) convocou representantes de diversos setores da economia da cidade para discutir os assuntos. Há expectativa de uma entrevista coletiva após o encontro. 

Apenas o comércio essencial está autorizado a funcionar na cidade por causa do aumento do número de casos da Covid-19. A restrição, que gerou revolta por parte dos comerciantes, entra na segunda semana. 

Na última segunda-feira, o juiz Wauner Batista Ferreira Machado, da 3ª Vara da Fazenda de BH, acatou pedido feito pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB), e autorizou a reabertura do comércio não essencial. A prefeitura afirmou que vai recorrer da decisão. 

Auxílio 

Outro assunto que deve ser discutido na reunião é uma ajuda para os comerciantes da cidade. Nesta quarta-feira, a prefeitura publicou decreto em que dá mais prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas referentes a 2020.

Além dos impostos e taxas, comerciantes cobram outros auxílios financeiros, como linhas de crédito.