98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Mais famílias serão retiradas de casas por causa de barragens da Vale

Mais famílias serão retiradas de casas por causa de barragens da Vale

A transferência para hotéis acontece devido a ampliação da zona de autossalvamento das barragens Forquilha I, II, III e IV e Grupo, do Complexo de Fábrica da Vale.

Por João Henrique do Vale - Cidades30/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Defesa Civil de Minas Gerais vai começar a cadastrar famílias que serão retiradas de casas nas zonas rurais de Itabirito e Ouro Preto. A transferência para hotéis acontece devido a ampliação da zona de autossalvamento das barragens Forquilha I, II, III e IV e Grupo, do Complexo de Fábrica da Vale.

O aumento dos limites da zona de autossalvamento é resultado do Termo de Compromisso firmado entre o Estado de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Vale para a revisão do dam break dessas barragens. O novo estudo passou a considerar um cenário extremo de rompimento das quatro estruturas ao mesmo tempo. 

A retirada das famílias vai acontecer em julho. Elas vão receber assistência integral da Vale, além de hospedagem em hotéis e, posteriormente, serão levadas para moradias temporárias com aluguel social custeado pela mineradora. Além disso,  serão assistidas por atendimento psicossocial, terão alimentação e transporte para necessidades básicas e emergenciais, como trabalho, escola e consulta médica.

Os animais dos moradores serão acolhidos na fazenda administrada pela Vale na região, onde ficam sob cuidados de 50 médicos veterinários, biólogos e auxiliares. Não foi informado o número de pessoas que serão retiradas de casa. Outras 11 famílias já haviam sido realocadas em 2019, em virtude da subida de nível de alerta das Forquilhas I e III.

De acordo com a Defesa Civil, não houve alteração nos dados técnicos das estruturas ao longo dos últimos meses e que as últimas inspeções não detectaram anomalias.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.