Os usuários do metrô de Belo Horizonte devem ficar atentos. As composições voltam a rodar, a partir de segunda-feira, de 5h40 até 11h30, e das 15h30 até 21h30. A mudança no horário é devido a determinação da prefeitura que autoriza a abertura de apenas serviços essenciais na cidade.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), todas as 19 estações vão permanecer abertas. “A fim de evitar aglomerações e prover o distanciamento social recomendado pelas autoridades, a CBTU-BH seguirá operando com trens acoplados, de oito carros, intercalados com composições de quatro carros”, afirmou a empresa, por meio de nota.
De segunda a sexta, o intervalo entre viagens será de 14 minutos. Já aos fins de semana, as composições circularão com intervalos variando de 20 a 30 minutos.
A CBTU ressalta que a “alteração no funcionamento do metrô visa garantir transporte a todos os trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento da oferta de trens aos demais usuários, observando as medidas de contingência adotadas pelo município e zelando para que a população tenha o atendimento adequado no sistema sobre trilhos”. Afirmou, ainda, que a escala respeita a determinação judicial do TRT/MG.
Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório nas composições e plataformas do metrô.