98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Minas confirma a 1ª morte de criança por síndrome associada à Covid-19

Minas confirma a 1ª morte de criança por síndrome associada à Covid-19

Já foram confirmados 77 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e outros 211 estão sendo investigados

Por João Henrique do Vale - Cidades02/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A primeira morte por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que pode ter associação com a Covid-19, foi confirmada em Minas Gerais. A vítima é uma criança, de 9 anos, moradora de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde

De acordo com a pasta, a criança, que não tinha comorbidades, apresentou febre e dor de cabeça em 21 de outubro. Ela foi internada e acabou morrendo cinco dias depois. 

O caso foi investigado pela pela área técnica da SES com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas). “Foi realizado amplo estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa de várias etiologias pelo Laboratório Central (Lacen) daFundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RJ). Todos os exames descartaram outras etiologias infecciosas”, afirmou a pasta. 

Uma equipe do Ministério da Saúde também analisou o caso para validar o diagnóstico. Em todo o Brasil, outras 40 mortes foram confirmadas pela síndrome. 

Minas Gerais já notificou 211 casos suspeitos da doença, sendo que 77 foram confirmados. 

A síndrome 

A síndrome se manifesta, na maioria das vezes, em crianças que tiveram contato recente com o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19. É uma doença multissistêmica com amplo espectro de sinais e sintomas, caracterizada por febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir gastrointestinais – com importante dor abdominal – conjuntivite, exantema, erupções cutâneas, edema de extremidades, hipotensão, dentre outros. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.