O programa de retomada da economia do Governo de Minas, o Minas Consciente, vai passar a considerar microrregiões nas decisões de flexibilização do comércio. Com isso, algumas cidades poderão avançar mais de fase no plano. As novidades serão divulgadas nesta quarta-feira.
Em entrevista ao 98 News, o secretário adjunto de desenvolvimento econômico do Governo de Minas Gerais, Fernando Passaglio, adiantou as mudanças que vão acontecer no plano. Segundo ele, a mudança na análise por microrregiões, ao invés de macrorregiões, é para privilegiar peculiaridades dos municípios.
No modelo atual, algumas cidades que não têm casos confirmados estão sendo tratadas da mesma forma que outros municípios com vários infectados, por estarem na mesma região. Com a mudança, há possibilidade de avanço de mais de uma etapa de flexibilização.
Essas sugestões foram feitas pela população e entidades de setores de comércio em uma consulta pública feita pelo Governo de Minas. As ideias foram estudadas pelo Comitê Extraordinário Covid-19.