98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Minas vai utilizar saliva para testes da Covid-19

Minas vai utilizar saliva para testes da Covid-19

A nova forma de testagem foi anunciada pelo secretário do Estado de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral

Por João Henrique do Vale - Cidades21/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Minas Gerais vai usar uma nova estratégia para a realização de testes do tipo RT-PCR. Ele será feito com a coleta de saliva. A nova técnica pode ajudar o estado a expandir a indicação para a realização do exame. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

“Nós validamos que o uso da saliva tem a mesma confiabilidade que o uso do swab. Além disso, a coleta por meio da saliva é mais simples, não interfere no tempo para processamento do exame e é mais confortável para quem passa pelo o exame. Como não haveria mais necessidade do swab, aumenta a chance de podermos, num tempo mais curto, expandir a indicação para coleta do exame”, explicou o secretário.

De abril a junho, pesquisadores analisaram 660 amostras. Cada pessoa que participou do teste teve coleta feita tanto por saliva, como por swab. As amostras foram analisadas pelo RT-PCR, que é o método de diagnóstico considerado o "padrão ouro". Um total de 627 coletas tiveram resultados concordantes nos dois métodos, "indicando que as amostras de saliva podem ser usadas como material biológico para diagnóstico molecular da Covid-19", informou a SES-MG. 

O estudo para a nova testagem foi feito pela coordenação estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG. O grupo conta com participação de representantes da Funed, Hemominas, Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest).