98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Monitoramento por câmeras será ampliado em BH

Monitoramento por câmeras será ampliado em BH

Prefeitura de Belo Horizonte firmou parceria com a Polícia Militar para troca de informações dos equipamentos

Por João Henrique do Vale - Cidades11/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Prefeitura de Belo Horizonte e a Polícia Militar (PM) celebraram um acordo que visa aumentar a segurança na capital mineira. O pacto é para o compartilhamento de dados, imagens, informações, sistemas ou recursos tecnológicos. Entre elas, o uso das câmeras da administração municipal e da corporação por ambas.

Com a parceria, o monitoramento das ruas de Belo Horizonte serão intensificadas. Teremos um aumento da capacidade de monitoramento usando a tecnologia. Seremos uma cidade inteligente que ouve e vê”, explicou o Genilson Zeferino, secretário municipal de segurança e prevenção.

As atuais câmeras de monitoramento da cidade serão modernizadas. “Vamos substituir os equipamentos. Belo Horizonte vai servir de plano piloto. Se der certo, a PM vai expandir as ações para o restante do estado”, completou Zeferino.

De acordo com o coronel Cláudio Márcio Pujanelo, diretor de tecnologias de sistemas da PMMG, o cerco será fechado aos infratoes. “Vai aumentar a capacidade de resposta da PM e da PBH”, disse. “Estamos aumentando a capacidade de envio das informações. Vamos aumentar a potencialidade das informações que já tínhamos”, completou.

Identificação de placas

Entre as modernizações está a tecnologia da PM que consegue identificar as placas. Com Sistema de Identificação Automática de Veículos, chamado de Hélios, é possível, por meio das câmeras, capturar os caracteres das placas de veículos. A partir do momento em que ele passa pelos locais com videomonitoramento um sinal de alerta é emitido e indica a localização geográfica e o sentido do deslocamento, o que auxilia no cerco e bloqueio.