O Ministério Público de Minas Gerais instaurou um inquérito civil para apurar a perda de 229 vacinas contra a Covid-19 em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O órgão fez o anúncio no início da tarde desta terça-feira (16).
O promotor responsável pela instauração, André Salles Dias Pinto, pretende apurar se houve improbidade administrativa e dano moral coletivo no caso.
Uma investigação também foi aberta pela Secretaria de Estado de Saúde. A Polícia Civil realizou perícia no refrigerador onde os imunizantes estavam armazenados. O problema, segundo a prefeitura, foi causado por uma possível pane elétrica. A campanha de imunização foi suspensa no município.
Segundo a prefeitura, as doses foram perdidas devido a uma pane em um dos três refrigeradores da sala de vacinas, localizada na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no Centro da cidade.
O problema ocorreu nesse último fim de semana e só foi constatado na manhã de segunda-feira (15), quando as funcionárias da equipe de vacinação iniciaram seu turno de trabalho e verificaram que o equipamento estava com temperatura alterada, registrando 36,6 C°, quando não deveria passar de 8 C°.
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil