98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Museus voltam a reabrir em Belo Horizonte neste sábado

Museus voltam a reabrir em Belo Horizonte neste sábado

A autorização foi anunciada nesta sexta-feira pela Prefeitura de Belo Horizonte

Por João Henrique do Vale - Cidades09/10/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Fotos: Mariane Botelho/PBH

Os museus, espaços expositivos e galerias de arte, estão autorizados a reabrir em Belo Horizonte a partir deste sábado. O decreto municipal com a autorização e os protocolos de funcionamento serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM). Os serviços estão suspensos desde março por causa da pandemia da Covid-19.

Para a reabertura, regras devem ser seguidas como medidas de prevenção à Covid-19. Entre elas, o controle da capacidade, distanciamento, higienização e cuidados com funcionários. Será permitida uma pessoa a cada 5 metros quadrados nos espaços visitáveis e de circulação.

Terão que ser disponibilizados dispersores com álcool 70% no acesso aos espaços expositivos, os intervalos entre as visitas deve ser maior para higienização dos ambientes, e deve ser restrito o acesso a obras de arte ou itens de exposição manipuláveis e proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições.

O horário de funcionamento será livre, podendo ser definido por cada museu.

Filmagens

A Prefeitura também autorizou o retorno das filmagens na cidade, realizada pela Comissão de Filmagens da Secretaria Municipal de Cultura. As gravações também deverão seguir o protocolo com medidas de segurança.