98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Nível de emergência de barragem sobe e moradores terão que deixar as casas em MG

Nível de emergência de barragem sobe e moradores terão que deixar as casas em MG

Estrutura subiu para nível 2 d eemergência em Barão de Cocais

Por *João Pedro Martins - Cidades18/11/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Vale iniciou nesta quarta-feira o protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, em Barão de Cocais. Diante disso,  nos próximos dias  34 pessoas que residem na Zona de Autossalvamento  da estrutura vão ser retirados de casa. 

De acordo com o comunicado, a remoção será feita de forma programada, conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

A Vale informou que a medida visa o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas. A mineradora também informou que mantém campanha de investigação geotécnica das estruturas.

A companhia ressaltou que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe mais rejeitos rejeitos e que não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro do ano passado. A Vale também afirmou que o aumento do nível de emergência reflete o estado de precaução da companhia, já que não observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da barragem.