98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Ônibus de BH será avaliado por índice de desempenho criado pela BHTrans

Ônibus de BH será avaliado por índice de desempenho criado pela BHTrans

Regras foram publicadas na edição do último sábado do Diário Oficial do Município (DOM)

Por João Henrique do Vale - Cidades26/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A qualidade de cada linha de ônibus e das concessionárias que atuam em Belo Horizonte será avaliada. A BHTrans vai avaliar o desempenho de cada empresa por meio do Índice de Desempenho Operacional (IDO). De acordo com os resultados, os consórcios podem sofrer sanções administrativas ou receber benefícios, como a criação de novas linhas. 

De acordo com a BHTrans, as empresas serão avaliadas de acordo com categorias, com pesos diferentes. Entre elas estão, a pontualidade, conforto, confiabilidade mecânica, segurança e infrações regulamentares. “O IDO é constituído por um conjunto de índices operacionais com vistas à avaliação da adequação e satisfação dos serviços ofertados aos usuários, apurados a partir do desempenho dos principais atributos de viagem”, afirma a BHTrans. A avaliação será feita com uma fórmula matemática

De acordo com a BHTrans, a criação do índice é para “a necessidade de se estabelecer sistemática com objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços de transporte coletivo prestados aos usuários, estabelecendo um ranking do desempenho das linhas e concessionárias, induzindo àquelas que apresentam resultados inferiores a empreenderem esforços para atingir o nível das demais, elevando, assim, a qualidade do Sistema de Transporte”