Foto: Rodrigo Clemente/PBH
A circulação de pedestres e veículos está restrita na orla da Lagoa da Pampulha a partir desta sexta-feira. A medida, que tem objetivo de impedir a contaminação da Covid-19, será mantida nos feriados, aos sábados e domingos. Serão fechados os trechos onde ocorrem a aglomeração de pessoas em atividades como caminhadas ou práticas de esportes. Apenas será mantido o trânsito local para moradores ou para pessoas em atividades essenciais. O transporte público também será afetado. (Veja as alterações do trânsito no fim da reportagem)
A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão presentes para coibir a aglomeração e circulação de pessoas. A Sudecap vai implantar os fechamentos dos espaços onde há proibição de circulação e a subsecretaria de fiscalização vai abordar carros de lanches e vendas de alimento na orla da Pampulha.
A medida já tinha sido anunciada pelo Prefeito Alexandre Kalil na segunda-feira, por causa da lotação da Lagoa da Pampulha no último fim de semana. Outros locais também ganham a atenção da administração municipal, como a Praça da Assembleia, que também deverá ser cercada.
O estacionamento estará proibido nos seguintes locais:
- Rua Versília entre avenida Otacílio Negrão de Lima e rua Calábria, nos dois lados da via;
- Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima entre a avenida Otacílio Negrão de Lima e Praça Expedicionário Lourival Pereira;
- Rua Expedicionário Mário Alves de Oliveira atrás do Parque Guanabara;
- Rua Gandu, entre avenida Otacílio Negrão de Lima e rua Ilha Grande (ao lado do Clube PIC);
- Rua Ilha Grande entre ruas Gandu e Garopas (em frente ao Clube PIC);
- Rua dos Estados entre avenida Otacílio Negrão de Lima e rua Malvinas, nos dois lados da via.
Desvio do transporte coletivo
Quatro linhas do transporte coletivo terão seus itinerários alterados:
- 5106 - Bandeirantes / BH Shopping;
- 8550 - Estação São Gabriel / Zoológico;
- 9502 - São Geraldo / Zoológico;
- S54 - Shopping Del Rey / Dom Bosco.