Carregando...

Cidades

PBH e lojistas se encontram para discutir reabertura do comércio

O encontro acontece na tarde desta quinta-feira na sede da Prefeitura de Belo Horizonte

Por João Henrique do Vale

O Prefeito Alexandre Kalil e membros do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Belo Horizonte vão se reunir, na tarde desta quinta-feira, com representantes do comércio. Em pauta, está a flexibilização de setores da economia na próxima semana. A definição deve ser divulgada em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

A reunião, marcada para 14h, será com representantes do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH). A entidade entregou a administração municipal, há semanas, a proposta de reabertura do comércio da capital mineira em quatro dias, enquanto em três, todos setores ficariam fechados.

A ideia é que shoppings abririam de quarta a sábado, enquanto os demais estabelecimentos funcionariam de terça a sexta.

A prefeitura de Belo Horizonte, desde o início da pandemia, vem se baseando, principalmente, em alguns fatores: como taxa de ocupação de leitos próprios para a Covid-19, e a velocidade de transmissão da doença. Os dados mais atualizados, mostram que dos 1.115 leitos de enfermaria próprios para Covid-19, 789 estão ocupados com pacientes, uma taxa de 69%. O índice sai do vermelho, que é nível de alerta,  e passa para o amarelo, de atenção.

Já as UTIs Covid, a taxa de ocupação permanece em 91%, ainda em alerta. Dos 414 leitos, 376 estavam ocupados. Já os dados da última sexta-feira da velocidade de infecção da doença está em 1,02, um aumento em relação a semana anterior.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais