Carregando...

Cidades

PBH se reúne com empresários nesta terça-feira para discutir flexibilização

Depois do encontro, o prefeito de Belo Horizonte vai conceder entrevista coletiva para falar sobre o possível retorno das atividades econômicas na cidade

Por João Henrique do Vale

A flexibilização do comércio em Belo Horizonte será discutida entre integrantes do Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19, e representantes de diferentes setores na tarde desta quarta-feira. A reunião está marcada na sede da prefeitura. Em uma Live no início da semana, o prefeito Alexandre Kalil já havia informado que um protocolo para a retomada da economia já estava praticamente pronto.

A entrevista será transmitida ao vivo no Instagram da Rádio 98, o @radio98oficial

É grande a expectativa para a liberação do comércio em Belo Horizonte. Fontes ouvidas pela Rádio 98 indicam que a abertura dos estabelecimentos deve acontecer na próxima semana. Hoje, durante o encontro, algumas regras que devem ser seguidas pelos empresários devem ser apresentadas.

Na segunda-feira, o prefeito Alexandre Kalil afirmou que os protocolos já estavam sendo finalizados. “Ordenei uma reunião com os comerciantes na quarta-feira. Os protocolos estão ficando prontos. Isso (fechamento do comércio) não é infinito”, disse nas redes sociais.

Estarão presentes na reunião, marcada para 14h, membros do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, e secretários municipais.

Queda de ocupação de leitos

A Prefeitura de Belo Horizonte se baliza em três indicadores para tomar decisões sobre a flexibilização: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de enfermaria, e a velocidade de transmissão da doença

A ocupação de leitos UTI Covid caiu 5 pontos percentuais nesta semana. Balanço divulgado nessa terça-feira pela administração municipal, mostra que 84% dos leitos deste tipo estão ocupados. Os dados se referem a segunda-feira.

A PBH abriu 20 novos leitos de tratamento intensivo, que agora somam 390. No caso dos leitos Enfermaria Covid, o índice está em 76%, com 1.072 unidades. Já em relação a taxa de transmissão da doença por infectado, o número está em 1,11, dado divulgado na última sexta-feira. Isso quer dizer, que uma pessoa com Covid-19 transmite a enfermidade para pouco mais de uma pessoa. O ideal é ficar abaixo de 1. Houve uma pequena redução em relação a semana anterior, quando estava em 1,13.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais