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Pedágios a R$ 11 e aceleração nas obras; veja detalhes da concessão da BR-381

Movimento Nova381 espera que obras de duplicação da rodovia sejam aceleradas com a concessão da rodovia para a iniciativa privada

Por João Henrique do Vale - Cidades12/08/2020
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A concessão da BR-381, a “Rodovia da Morte”, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, vai deixar as viagens entre os dois estados mais caras. O projeto, que já está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), prevê a construção de cinco pedágios entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e mais seis praças na BR-262.  

De acordo com Luciano Araújo, coordenador do Movimento Nova 381, iniciativa do setor empresarial para promover o desenvolvimento socioeconômico do estado a partir da rodovia, as tarifas podem chegar a pouco mais de R$11.  

"Nas reuniões que tivemos nas audiências públicas, está previsto o pedágio de R$ 11,10 em pistas duplicadas, e R$ 8,54 nas pistas simples. A ideia do valor é o retorno do investimento das empresas que participam da concessão", disse.


O coordenador da Nova381, têm expectativa que com a concessão a iniciativa privada as obras sejam aceleradas. A entidade era a favor do repasse para a iniciativa privada somente após o fim da duplicação.

"A grande preocupação, e debatemos muito com a ANTT, é que não se repita como em outras regiões do país, onde as concessionária pegaram a concessão e começaram a cobrar o pedágio sem realizar obras. É um grande risco que temos", afirmou.