Foto: (BHIP)
A Prefeitura de Belo Horizonte já modernizou 95% dos 182 mil pontos de luz da cidade, substituindo as convencionais lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias LED. As novas luzes são mais econômicas e duram até três vezes mais além de serem melhores que as antigas.
Ou fator importante é a eficácia. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentavam uma taxa de falha em torno de 6%, o índice das luminárias LED é de apenas 1%. Tendo a tecnologia como principal aliada, a BHIP consegue identificar rapidamente essas falhas por meio do sistema de telegestão, instalado nas luminárias das principais avenidas da capital. Essa inovação permite que, com o auxílio de um controlador, o monitoramento seja feito remotamente e com mais eficácia na manutenção e no controle da iluminação.
Substituindo as lâmpadas a vapor de sódio e vapor de mercúrio, modelos ultrapassados baseados na indústria química e com considerável potencial poluente, a vantagem está na tecnologia. As luminárias LED têm componentes baseados na indústria eletrônica o que ajuda o meio ambiente.
Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender a norma de iluminação brasileira, a ABNT 5101. Com a cidade melhor iluminada, é prevista ainda redução na criminalidade e diminuição nos atropelamentos noturnos, ocorridos em razão de iluminação insuficiente.
A etapa final da modernização compreende as regiões da Pampulha e Centro-Sul, e a expectativa é de que 100% do parque de iluminação pública esteja com luminárias de tecnologia LED até outubro.