98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Projeto que permitirá compra de vacinas pela prefeitura de BH é aprovado em 1º turno

Projeto que permitirá compra de vacinas pela prefeitura de BH é aprovado em 1º turno

A matéria ainda terá que se votada em segundo turno para ser aprovada

Por João Henrique do Vale - Cidades08/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O projeto de lei da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que autoriza o município a comprar vacinas contra a Covid-19, em conjunto do consórcio de prefeituras, foi aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal. A votação aconteceu na tarde desta quinta-feira. O texto ainda precisa ser aprovado em 2º turno pelos vereadores antes de ir para sanção do prefeito. 

A preposição ratifica protocolo de intenções para criação de consórcio entre municípios de todas as regiões do Brasil, inclusive Belo Horizonte, com o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus

De acordo com a prefeitura, a aprovação do projeto é importante para agilizar a imunização da população e, ainda, de atender a eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde. 

Compra emperrada

A aquisição de vacinas pela prefeitura de Belo Horizonte segue um impasse. O prefeito Alexandre Kalil sinalizou a intenção de compra de 4 milhões de vacinas Sputinik V, em 12 de março. Porém, no final do mesmo mês, o secretário de saúde, Jackson Machado, praticamente descartou o imunizante. Na justificativa, alegou que o prazo de entrega seria muito longo, sendo setembro deste ano. 

A prefeitura tenta, agora, a compra de vacinas produzidas pela AstraZeneca, para a aquisição de 4 milhões de doses.