98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Promessa antiga: expansão do metrô em BH pode sair em 2021

Promessa antiga: expansão do metrô em BH pode sair em 2021

O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a qualificação do projeto da linha 2, trecho entre o Calafate e o Barreiro, em Belo Horizonte pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República

Por João Henrique do Vale - Cidades24/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A tão esperada ampliação do metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte pode ter início em 2021. O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a qualificação do projeto da linha 2, trecho entre o Calafate e o Barreiro, em Belo Horizonte pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. A resolução significa que o estudo se torna prioridades a ser estudada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a linha 2 contará com sete estações e atenderá aproximadamente de 120 mil passageiros/dia. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 1,2 bilhão, recurso que deve ser repassado pelo Governo Federal.

O ato publicado nessa quinta-feira ainda deve ser analisado e ratificado pelo Presidente Jair Bolsonaro. Segundo a Seinfra, a resolução ainda coloca o  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como responsável pelos estudos. A previsão do cronograma é que o leilão aconteça no 3º trimestre de 2021.

Saída da CBTU

Outra negociação que está em curso entre o Governo de Minas Gerais e a União, é a transferência da gestão do metrô da região metropolitana, que é explorado atualmente pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para a gestão estadual.  "Vários passos foram dados nesse sentido, como a própria qualificação da desestatização da CBTU no PPI. A ideia é que a CBTU seja estadualizada e os serviços por ela prestados sejam concedidos à iniciativa privada pelo Estado de Minas Gerais", afirmou a Secretaria, por meio de nota.