Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Quase 90 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em MG

Quase 90 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em MG

Em todo Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros não compareceram aos postos para a dose de reforço


Por João Henrique do Vale

O atraso de moradores para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 preocupa as autoridades de saúde. Em todo o Brasil, 1,5 milhão de pessoas estão nesta situação. Minas Gerais tem quase 90 mil não retornaram aos postos de saúde para o reforço na imunização. Vale lembrar que a eficácia da vacinação está é garantida com as duas doses. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que em Minas Gerais 89.119 pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac não retornaram ao posto de saúde para a segunda dose. Outras três, que foram vacinados com a Aztrazeneca/Fiocruz, não tomaram o reforço. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a vacinação é de responsabilidade dos municípios. A pasta esclarece que o trabalho de busca ativa de faltosos na vacinação é realizado pelas equipes de saúde municipais, especialmente de Atenção Primária, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que realizam um contato direto com cada pessoa vacinada.

Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde está acionando os moradores para alertar sobre a segunda dose. “Para garantir que a população complete o esquema vacinal, a Prefeitura, por meio das equipes de saúde, tem reforçado as orientações e feito contato com as famílias, para alertar sobre a data da vacinação”

Colunistas

Carregando...


Saiba mais