Municípios mineiros vêm fazendo a flexibilização do comércio, depois de apresentarem resultados positivos no combate ao novo coronavírus. De acordo com o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico, Fernando Pessalio, 5% das cidades mineiras já aderiram ao Minas Consciente, programa do Governo de Minas, com protocolos para a retomada da economia.
Ao todo, são 43 municípios que aderiram ao programa. "Este número cresce a cada dia, entre 5% a 10%", afirmou o secretário.
Fernando Pessalio informou que o programa já tinge 1,6 milhão de habitantes em todo o estado.
O Programa Minas Consciente é composto com regras que prevê a reativação econômica no estado de forma segura, gradual e progressiva.
O estudo prevê quatro etapas de reabertura: a onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. Elas são liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.