A principal aposta para solucionar os gargalos do Anel Rodoviário de Belo Horizonte é a construção do Rodoanel Metropolitano. Estudos realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG) mostram que o contorno viário poderá trazer mais segurança para os motoristas e diminuir o tempo de viagem.
Segundo o Governo de Minas, a projeção é de uma redução de mais de mil acidentes por ano. A redução de deslocamento e tempo de viagem deve ficar em torno de 30 a 50 minutos. Está prevista a diminuição do fluxo de caminhões nas regiões marginais e urbanas de Belo Horizonte entre 4 mil e 5 mil veículos comerciais, o que permitirá a requalificação da vocação do atual Anel Rodoviário.
O Rodoanel terá aproximadamente 100 quilômetros de extensão. A via criará um corredor logístico eficiente para conexão das diversas regiões do país, além de ligar alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais.
O processo licitatório, está previsto para ser lançado ainda em 2020. A publicação do edital está estimada ainda para o primeiro semestre de 2021 e o leilão para o segundo semestre do mesmo ano.