98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Santa Maria de Itabira: chega a 5 número de mortes pela chuva

Santa Maria de Itabira: chega a 5 número de mortes pela chuva

Temporal deixou a cidade na Região Central de Minas debaixo d'água, no fim de semana

Por Lucas Rage, Carol Torres e João Henrique do Vale - Cidades22/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Subiu para cinco o número de mortes em Santa Maria de Itabira. O temporal que atingiu a cidade, que fica na Região Central de Minas Gerais, deixou a cidade, literalmente, embaixo d’água. 

Nessa madrugada, foram encontradas 3 vítimas das 4 que estavam sendo procuradas no soterramento. Um homem e duas mulheres foram identificadas por familiares. Os militares se concentram agora na busca de um menino de 5 anos.

Ontem, duas mortes já haviam sido confirmadas. Uma aconteceu no Bairro Poção. A vítima é um homem de 39 anos que acabou soterrado durante a chuva. Uma mulher também morreu na Fazenda Oriente.  

Com o temporal, um rio que corta Santa Maria de Itabira transbordou e a água invadiu centenas de casas, provocando deslizamentos, desabamentos e soterramentos. 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão na cidade para os trabalhos de resgate. Os bairros mais atingidos foram Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Poção e Cidade Nova

Dificuldade no atendimento 

Deslizamentos de terra foram registrados nas principais entradas da cidade, o que atrasou a chegada de militares. Até mesmo o helicóptero do Corpo de Bombeiros teve dificuldade de encontrar um local de pouso. 

Governador Romeu Zema conversa com bombeiros em Santa Maria de Itabira.

Gabinete de crise 

O Governo de Minas montou um gabinete de crise para coordenar as ações na região. Além de Santa Maria de Itabira, outras cidades vizinhas foram atingidas. "Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã deste domingo (21/2), helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda", diz o governador Romeu Zema (Novo)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já iniciou a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.