98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Sem shoppings e com salões, PBH anuncia retomada gradual do comércio na capital

Sem shoppings e com salões, PBH anuncia retomada gradual do comércio na capital

Protocolo de flexibilização começa na próxima segunda-feira; semanalmente a PBH irá avaliar a possibilidade de passar para a próxima fase

Por João Henrique do Vale e Fernando Motta - Cidades22/05/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a retomada parcial de atividades do comércio na segunda-feira (25). Na primeira fase, poderão funcionar salões de beleza, shopping populares, lojas de cosméticos e higiene pessoal, comércio varejistas de móveis, tecidos e afins, com horários escalonados (Veja lista abaixo). Semanalmente, a PBH irá avaliar a possibilidade de passar para uma próxima etapa.

Primeira fase:

A PBH informou que regras deverão ser seguidas:

- Colaboradores acima de 60 anos, gestantes, asmáticos, entre outros, não voltam a trabalhar

- Comércios não poderão realizar promoçoes psra evitar aglomerações

- Cabeleireiros, manicures e salões somente com hora marcadas e com higienização a cada cliente

Isolamento pode voltar se indicadores piorarem:

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (22), o secretário de Saúde Jackson Machado disse que se os indicadores piorarem, o isolamento poderá voltar a ser decretado a qualquer hora.

"Confesso que me trás um pouco de medo porque não sabemos o que vai acontecer. Esperamos que com a retomada mantenhamos a responsabilidade do distanciamento social", disse Machado.

Ele ressaltou que deve ser mantido o uso da máscara e pediu que as pessoas só saiam de casa se já souberem o que vão comprar. "Não tem festa e nem churrasco e happy hour por enquanto. Temos que promover a ideia que as pessoas fiquem em casa e usem máscaras", disse o secretário.

Continuam fechados:

Shoppings Centers ainda não serão reabertos.

Ainda não há previsão de liberar as praças.

A Feira Hippie, na Afonso Pena, também ainda não poderá acontecer. 

Ônibus

O presidente da BHTrans, Célio Bouzada, disse que planeja aumentar a oferta de veículos em circulação já na segunda-feira. "Vamos monitorando para aumentar a oferta na semana", disse.

Bouzada disse que terá álcool em gel disponível dentro de todos os veículos.

Infectologistas comentam:

"Sabemos que a medida dolorosa complicada e que mexeu com a vida de todos nós. É fundamental para o ajuste do sistema de saúde para evitar o colapso. Este tempo foi crucial. É absolutamente fundamental que a população entenda que o mecanismo é intermitente. Estamos liberando, mas podemos voltar atrás a qualquer momento", disse o infectologista Carlos Starling, integrante do comitê de enfrentamento à Covid-19 em BH.

"O distanciamento continua sendo fundamental. Não compre a ideia de que paramos de dar importância ao distanciamento. Todas as mortes foram evitadas por causa do distanciamento, visto que a doença se transmite pelo contato físico", disse Estêvão Urbano, também membro do comitê.

CDL comenta:

Para Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL BH, a medida anunciada pela prefeitura é um primeiro passo, muito importante. A CDL está preparada para informar associados e a população sobre como deve ser feita essa abertura e acredita que nas próximas fases setores que aguardam essa decisão sejam contemplados. "O setor de comércio e serviços da capital demonstrou durante esse período estar preparado para adotar aas medidas necessárias ao combate da pandemia".

Ação educativa:

Ainda nesta sexta-feira (22), a prefeitura começa as instalações de mil faixas pela cidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.