98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Semana começa com expectativa para reabertura de bares e restaurantes em BH

Semana começa com expectativa para reabertura de bares e restaurantes em BH

Dados divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostram uma desaceleração dos casos de Covid-19 e também queda na ocupação de leitos

Por João Henrique do Vale - Cidades17/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Belo Horizonte entrou na faixa amarela, a intermediária, no nível de alerta geral da Covid-19. A mudança de fase acontece depois de nove semanas consecutivas no vermelho. Com a melhora nos indicadores da doença, a expectativa é grande para uma mudança de fase da flexibilização. Na segunda etapa, poderão funcionar bares, restaurantes, lanchonetes, e parques públicos. Vale lembrar que a decisão cabe a prefeitura, que ainda avalia a possibilidade.

Dados divulgados na última sexta-feira pela Prefeitura mostra uma melhora nos indicadores da doença. A taxa de UTI Covid, da rede privada e do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 64,6%. Na semana anterior, esse número estava em 76,6%.

Houve uma grande queda também na ocupação dos leitos de enfermaria Covid. Na sexta-feira, 48,3% dos leitos disponíveis para o tratamento da doença estavam com pacientes, sendo que na semana anterior a taxa era de 52,1%. O número médio de transmissão por infectado (Rt) variou entre 0,85 e 0,91, entre 10 e 14 de agosto, nível verde por estar abaixo de 1.

Próximas fases

O planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte coloca os bares, restaurantes e lanchonete na segunda fase de reabertura do comércio. Assim, como parques públicos. Os protocolos de abertura destes setores está publicado no site da administração municipal.

As regras permitem que mesas de bares e restaurantes poderão ultrapassar a fachada de estabelecimentos, em 6 metros para cada lado. A novidade respeita o distanciamento de 2 metros por mesa. As mesas também poderão ser dispostas em faixas de estacionamento. Parklets, quadras e vias também poderão ser utilizadas para disposição de mesas e cadeiras, em vias com calçadas estreitas.

A BHTrans está fazendo uma mapeamento para o fechamento de algumas vias onde poderão ser colocadas mesas e cadeiras nas calçadas e no asfalto.

Shoppings e comércios de rua

Os shoppings, comércio varejistas, atacadistas, incluindo vestuário, e salões de beleza, estão autorizadas a reabrir nesta quarta-feira. De quarta a sexta-feira, entre 11h e 19h. As atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, poderão funcionar de 9h as 17h no sábado.

Fase 3

Academias,

centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico

Clubes

sociais, esportivos e similares

Eventos

(exposições, congressos e seminários)

Clínicas

de estética

Museus