98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Semana começa com retomada do funcionamento do comércio em BH; veja o que abre

Semana começa com retomada do funcionamento do comércio em BH; veja o que abre

A autorização para a reabertura foi dada pela prefeitura com base na diminuição da taxa de transmissão da Covid-19 e da queda de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria

Por João Henrique do Vale - Cidades01/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Funcionários e donos de comércios de Belo Horizonte preparam os estabelecimentos para uma abertura já a partir desta segunda-feira. Todos os setores vão poder ser retomados nesta semana. A autorização para a reabertura foi dada pela prefeitura com base na diminuição da taxa de transmissão da Covid-19 e da queda de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria.

A capital mineira fechou a última semana com o número médio de transmissão em 0,93, depois de quedas seguidas. Os outros dois indicadores de monitoramento também melhoraram: a ocupação de leitos de UTI Covid estava em 74,5%, ainda no nível vermelho; e a ocupação de enfermaria Covid, em 56,8%, nível amarelo.

Os comerciantes devem seguir os horários e os protocolos de funcionamento de antes da suspensão das atividades, em dezembro. A principal mudança é em relação aos bares e restaurantes, que irão poder vender bebidas alcoólicas somente entre 11h e 15h, de segunda a sábado. Aos domingos está autorizado apenas a venda nas modalidades retirada ou delivery.

As atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza, que poderão funcionar sem restrição de dia e de horário. As feiras organizadas pela Prefeitura, como as da Bernardo Monteiro e da Afonso Pena, também estarão autorizadas a funcionar.

Seguem suspensas eventos em logradouros públicos e em propriedades particulares, eventos gastronômicos e shows com público sentado. Também não será permitido entretenimento em bares e restaurantes, incluindo música ao vivo. Não há qualquer previsão legal para realização de festas em clubes, em casas de festas ou outros espaços e eventos que estão com os alvarás suspensos.