98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Tempo seco deixa Belo Horizonte em alerta

Tempo seco deixa Belo Horizonte em alerta

Baixa umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% até o próximo domingo

Por João Henrique do Vale - Cidades16/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Os cuidados à saúde e para evitar as queimadas devem ser intensificados nos próximos dias. Uma massa de ar seco vai deixar os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% durante toda a semana. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta nesta terça-feira. O valor ideal é entre 60% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

A OMS considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência.

Entre as recomendações para aliviar o tempo seco e evitar danos a saúde está hidratação, comer alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas, evitar frituras, dormir em locais arejados e umedecidos por aparelhos umidificadores, ou ainda com uma bacia com água, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.

Queimadas

Com o tempo seco, as queimadas também aumentam. Dados do Corpo de Bombeiros mostram que os incêndios florestais em Minas Gerais aumentaram 23% em agosto deste ano. Foram registradas 3.899 incêndios, contra 3.177 no mesmo período de 2019.

Em setembro, as ocorrências continuam. Foi controlada nesta terça-feira, depois de 75 horas de combate, um incêndio que consumia a vegetação na Serra da Moeda, na Grande BH. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se espalhou por áreas verdes de Brumadinho e Moeda.