A vacinação contra a Covid-19 pode começar ainda em dezembro no Brasil. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira. Mas, para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem que autorizar o uso emergencial de vacinas.
O Ministro afirmou que, se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e adiantar a entrega, a imunização pode começar ainda neste mês.
Pazuello afirmou que, se os registros na Anvisa ocorrerem no início do ano que vem, é “bem provável que entre janeiro e fevereiro” comece a vacinação no Brasil. O general pontuou que há 15 milhões de doses da Pfizer garantidas para janeiro e 500 mil da AstraZeneca, a vacina de Oxford.
O ministro disse, ainda, que já existe um plano de operacionalização da vacina contra Covid-19 no Brasil. A ideia, como em outras campanhas, é levar os insumos tanto em vias aéreas e rodoviárias para os Estados que, por sua vez, são responsáveis para distribuir o imunizante para os municípios.