98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Vacinas começam a ser entregues a BH e cidades do interior de Minas

Vacinas começam a ser entregues a BH e cidades do interior de Minas

A operação é feita pelas forças de segurança do estado. A expectativa é que as doses sejam entregues em todas as 28 regionais até esta quarta-feira

Por João Henrique do Vale - Cidades19/01/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Os motores dos aviões e as hélices dos helicópteros das forças de segurança de Minas Gerais começaram a ser ligados logo que o sol raiou.  As aeronaves serão usadas na distribuição das 577.480 doses da vacina Coronavac,  do laboratório chinês Sinovac, produzidas no Brasil pelo Instituto Butantan. A expectativa é que os imunizantes sejam entregues em todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde até esta quarta-feira. 

A operação teve início às 5h. As doses,  que estão armazenadas em caixas de isopor,  foram colocadas dentro das aeronaves. Em seguida, as entregas começaram a ser realizadas. 

A ação é considerada a maior já realizada em Minas Gerais para a entrega de vacinas. “Tivemos determinação do governo do estado e todas as aeronaves estão à disposição para que o transporte aconteça. Elas sairão do hangar da Pampulha para fazer o transporte. Foram criadas 28 rotas. Sendo que em 25 delas,  o transporte será por via aérea. Serão 30 mil horas de voos para fazer toda a entrega”, explicou o major Flavio Godinho. 

Em três rotas,  as entregas serão realizadas por via terrestre: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas. Após a chegada das vacinas nas unidades regionais, caberá aos 853 municípios mineiros buscar as doses. Eles vão contar com escolta policial no transporte.  “A expectativa é que as doses sejam entregues até esta quarta-feira.  Mas pela característica territorial de nosso estado,  podemos ter atrasos pontuais”,  comentou o major. 

Início da vacinação 

As regionais de saúde podem até começar a vacinar nesta terça-feira. “Nas cidades pólo,  se tiverem condições,  podem começar.  Mas temos expectativa para quarta-feira todo estado estar vacinando”, afirmou o secretário de estado de saúde,  Carlos Eduardo.