98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Vale inicia protocolo de emergência na barragem de Taquaras

Vale inicia protocolo de emergência na barragem de Taquaras

ANS intensificou fiscalização depois da tragédia em Brumadinho

Por Da Redação - Cidades30/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A mineradora Vale iniciou, hoje (30) preventivamente, o protocolo de emergência em nível 1 da barragem de contenção de sedimentos Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima, Minas Gerais. A empresa informou que o protocolo não determina a evacuação da população que mora ao longo do caminho da barragem na Zona de Auto Salvamento (ZAS).

A ANS afirmou sobre todas as barragens “Desde o acidente em Brumadinho (MG) que a construção de novas barragens de mineração com alteamento a montante está proibida e a Agência Nacional de Mineração passou a exigir que as mineradoras descaracterizassem as já existentes, estabelecendo um cronograma para garantir a desativação das estruturas com segurança.”

Em fevereiro do ano passado, segundo a Vale, a ZAS foi evacuada após o acionamento do nível 2 do protocolo de emergência da barragem B3/B4, também da Mina Mar Azul, que fica a montante, ou seja, em direção à nascente da barragem Taquaras.

A mineradora informou que o início do protocolo na barragem Taquaras de forma preventiva é um reflexo da etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale após a implementação, em janeiro deste ano, da função de Engenheiro de Registro (EoR), que é uma boa prática recomendada pela Mining Association of Canada (MAC) e pelo Canadian Dam Association (CDA).

Ainda segundo a Vale, desde outubro de 2018 a Mina Mar Azul é um ativo que não faz parte da cadeia de produção da companhia. Por isso, a decisão não impacta a expectativa de produção de minério de ferro para 2020.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.