Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Veja os cuidados que devem ser tomados em confraternizações no fim de ano

Veja os cuidados que devem ser tomados em confraternizações no fim de ano

Prefeitura de Belo Horizonte criou uma cartilha para orientar os moradores


Por João Henrique do Vale

As confraternizações de Natal e de Ano Novo devem ser evitadas como forma de conter a transmissão da Covid-19. As autoridades de saúde recomendam que os encontros, caso aconteçam, sejam restritos aos núcleos familiares e de convivência que residam juntos. A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma cartilha com orientações que devem ser seguidas nas festas de fim de ano.

As orientações são baseadas em informações repassadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Embora nenhuma medida seja capaz de impedir totalmente a transmissão do coronavírus, alguns procedimentos podem ser adotados para minimizar os riscos, tais como usar a máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; manter distância de pelo menos 2 metros entre os participantes; lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar o álcool 70%; e não compartilhar talheres, copos e maquiagens.

A escolha do local também é importante. Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si. Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras. Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado.

Medidas também devem ser tomadas no momento da ceia. A prefeitura recomenda que os convidados levem a própria comida e bebida. Caso não seja possível, as mãos devem ser lavadas antes da preparação da comida. Use máscara durante o preparo. Limite o número de pessoas no ambiente em que a comida estiver sendo preparada ou manuseada. Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.

Ofereça condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível. Evite o compartilhamento de utensílios para servir a comida. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara. Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente, ou use a máquina de lavar louças.

“A Prefeitura destaca a importância dessas orientações elaboradas pela Fiocruz, e com essa cartilha apresenta para toda a população de Belo Horizonte as medidas que podem ajudar a evitar contaminações por Covid-19 nas festas de fim de ano. A recomendação é para que as pessoas não participem de eventos e celebrações e se cuidem, pois muitos outros Natais e Réveillons virão”, afirma o secretário de Saúde Jackson Machado Pinto.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais