Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Volta às aulas presenciais: protocolos serão divulgados pelo Governo de Minas

Volta às aulas presenciais: protocolos serão divulgados pelo Governo de Minas

Secretarias de Educação e de Saúde vão dar informações sobre os protocolos no fim da tarde desta quarta-feira


Por João Henrique do Vale

O Governo de Minas Gerais apresenta, nesta quarta-feira (24), os protocolos de retorno das aulas presenciais no território mineiro. Porém, ainda não há uma data definida para a volta dos alunos às instituições de ensino. As secretarias de Estado de Educação e Saúde concedem entrevista coletiva no fim desta tarde para detalhar as medidas que deverão ser tomadas. 

As aulas presenciais chegaram a ser autorizadas pelo Governo de Minas, em cidades que estão na onda verde do programa Minas Consciente. Porém, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute/MG) acionou a Justiça alegando que poderia ter desigualdade entre os alunos. Além disso, argumentou que a decisão contraria as medidas de isolamento determinadas. 

Em 6 de outubro, o desembargador Bitencourt Marcondes, da 19ª Câmara Cível, concedeu liminar ao Sindute e suspendeu as aulas presenciais. Em sua decisão, argumentou que o retorno dos alunos contraria as orientações sanitárias que recomendam a manutenção do distanciamento social. Além disso, lista que o programa Minas Consciente foi pensando para a abertura das atividades econômicas, mas não se estende às atividades de ensino.

Em 26 do mesmo mês, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do TJMG.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais