O Governador Romeu Zema (Novo) utilizou as redes sociais para comemorar a promessa de repasse de recursos para a ampliação do metrô de Belo Horizonte. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, que a obra da linha 2, entre o Bairro Calafate e o Barreiro, se tornou prioridade nacional.
Por meio de uma publicação no Twitter, o governador agradeceu ao presidente. "Mais um avanço e a conquista de um sonho antigo dos mineiros. Vamos viabilizar a linha 2 do metrô (Calafate-Barreiro) em BH. Agradeço ao Governo Federal por ter priorizado essa obra. Agradeço pela atenção com a nossa população, presidente @jairbolsonaro e ministro @tarcisiogdf", afirmou.
Zema completou dizendo que estão ocorrendo negociações junto ao Governo Federal. "Agradeço também à bancada mineira que nos auxiliou nesse processo. Parceria que tem dado certo", finalizou.
Belo Horizonte deverá receber aproximadamente R$ 1 Bilhão para o financiamento da Linha 2 do metrô, que vai do Calafate ao Barreiro. O senador mineiro Carlos Viana, do PSD, conversou, que articulou junto ao governo esse repasse, explicou que o valor é proveniente de indenizações recebidas pelo Governo Federal referentes aos contratos de concessão das ferrovias em Minas.
Segundo o senador, a mineradora Vale pretende ampliar o contrato da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), mas irá devolver à União outras ferrovias que não foram utilizadas. Junto dessa devolução, vem o valor da indenização.
O valor será depositado em uma conta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a obra será coordenada pelo governo de Minas, por meio de um Programa de Parceria de Investimentos (PPI).
Segundo Bolsonaro, o BNDES “ já trabalha na estruturação do projeto do metrô, que se tornou prioridade nacional”.