A CDL/BH lançou, nesta quinta-feira (28), uma cartilha para orientar lojistas sobre a reabertura gradual do comércio da capital.
O material traz recomendações como o uso de máscaras de proteção para clientes e colaboradores, higienização dos objetos e áreas de trabalho compartilhadas, formas mais seguras do pagamento das compras, entre outros.
“Seguindo as orientações da cartilha, os empresários estão prontos para retomar as atividades comerciais com segurança, preservando a saúde de colaboradores e clientes”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Veja as recomendações incluídas na cartilha:
- Providenciar máscaras para os colaboradores, além de informar o uso obrigatório e a forma correta de utilização do item de proteção aos clientes;
- disponibilizar meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% com periodicidade mínima de 2 horas ou a qualquer momento, dependendo da atividade realizada;
- manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível deixando portas e janelas abertas;
- aumentar a frequência de higienização de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, telefones, bebedouros, máquinas de cartões de crédito, entre outros;
- revisar o posicionamento das mesas de trabalho para atender as necessidades sociais de distanciamento;
- evitar tocar olhos, nariz e boca e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente. Caso a atividade não possua protocolo específico, deverá ser fornecida, no mínimo, máscara de proteção;
- não permitir que pessoas com qualquer sintoma gripal (tosse, febre, coriza, falta de ar) permaneçam no interior do estabelecimento;
- providenciar barreira de proteção física quando há contato direto com o cliente;
- não promover liquidações a fim de evitar aglomeração de pessoas
- orientar os consumidores a fazer o pagamento preferencialmente com cartões ou através do celular, evitando a manipulação de notas e moedas.
- organizar as filas de “caixa” e atendimento mantendo distância mínima de dois metros entre os consumidores;
- evitar cumpriento com as mãos;
- aumentar o período de funcionamento dos refeitórios e distribuir os funcionários em horários de refeição distintos para evitar aglomerações;
- nos banheiros e lavatórios, colocar cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel.
- se o colaborador apresentar sintomas da doença, liberá-lo para buscar atendimento médico e/ou permanecer em casa;
- acompanhar também a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados na família/residência do funcionário;
- não realizar reuniões presenciais, priorizando reuniões à distância (videoconferência). Caso não seja possível, fornecer máscaras;
- se possível, disponibilizar serviços de delivery ou entrega em domicílio para os clientes;
- promover campanhas de conscientização de combate ao Coronavírus entre os seus colaboradores;
- proporcionar um local específico para atendimento das pessoas que estejam enquadradas nos grupos de risco.