98 Live - Logo
  1. News
  2. Economia
  3. Comitê não garante reabertura de shoppings na próxima etapa em BH

Comitê não garante reabertura de shoppings na próxima etapa em BH

Infectologista Carlos Starling disse que avaliação será feita semana a semana sobre as condições técnicas para fazer a reabertura

Por Central 98 - Economia09/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Belo Horizonte passou nessa segunda-feira (8) para a segunda fase de reabertura do comércio. O Central 98 desta terça (9) conversou com o infectologista Carlos Starling, integrante do Comitê de enfrentamento à Covid-19 na capital mineira. Segundo ele, não há garantias de que os shoppings serão contemplados na próxima etapa de reabertura.

"Será analisado semana a semana. Não há garantia que nós tenhamos condições técnicas para fazer essa flexibilização", disse Starling.

Segundo ele, se a velocidade da epidemia aumentar e a ocupação dos leitos ocorrer de forma rápida o comitê tem a possibilidade inclusive de não realizar a fase seguinte de flexibilização ou mesmo de retroceder.

"Estamos no meio de uma epidemia, a curva ainda é ascendente. Mas nós temos um planejamento que pode inclusive significar um aumento no número de leitos. Existe uma reserva técnica que foi feita pela secretaria, então, apesar do número de leitos ocupados ter ficado em 72% ontem, hoje nós já podemos ter abertura de novos leitos", disse.

Reabertura de shoppings populares

Starling explicou ainda as diferenças para a reabertura dos shoppings populares, que estão funcionando desde a primeira fase de flexibilização. Segundo ele, isso se deve ao "número de pessoas que ocupam esses espaços e a possibilidade de controle".

"No shopping popular, existe um tipo de comércio que se não for realizado naquele local, ele vai ser realizado no meio da rua de forma aleatória. Isso preocupa muito a própria prefeitura: a volta de camelôs", completou Starling.

Confira a entrevista completa: