98 Live - Logo
  1. News
  2. Economia
  3. Guedes diz acreditar na tecnicalidade do TCU, mas vê risco de problema jurídico

Guedes diz acreditar na tecnicalidade do TCU, mas vê risco de problema jurídico

Ministro demonstrou preocupação sobre uma eventual interpretação futura do órgão de controle sobre o Orçamento de 2021, que subestimou as despesas obrigatórias deste ano para abrir espaço para mais emendas

Por Estadão Conteúdo - Economia05/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (5), acreditar na "tecnicalidade" do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele, no entanto, demonstrou preocupação sobre uma eventual interpretação futura do órgão de controle sobre o Orçamento de 2021, que subestimou as despesas obrigatórias deste ano para abrir espaço para mais emendas.

"O TCU tem uma certa jurisprudência estabelecida e nem sempre explicita respostas a perguntas específicas. O TCU deixa um certo grau de liberdade. Isso poderia ser desagradável para o governo, se o clima político for diferente lá na frente, a interpretação pode ser para um lado e para outro", afirmou ele, em videoconferência com a XP Investimentos.

Segundo Guedes, sempre que há dúvidas, o governo procura o TCU para pedir orientação. Em alguns casos, porém, o órgão não responde a casos específicos.

"O governo já esta conversando e sempre conversa com o TCU. Certamente do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-AC), estão conversando com o TCU. Todo mundo quer fazer a coisa certa", acrescentou. "Devemos prosseguir, não vamos ficar focados no barulho", completou ele.