98 Live - Logo
  1. News
  2. Economia
  3. Inadimplência em BH é a menor em 2 anos

Inadimplência em BH é a menor em 2 anos

Segundo balanço da CDL/BH, indicador caiu 7,42% em novembro, ante 2019

Por Da Redação - Economia30/12/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A inadimplência dos belo-horizontinos registrou, em novembro, a maior queda dos últimos dois anos. 

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), o indicador referente ao mês de novembro desacelerou 7,42% em comparação ao mesmo período de 2019.

Na comparação ante outubro deste ano, a inadimplência também recuou, com queda de 2,41%. “Com a melhora do ambiente econômico em função do retorno das atividades econômicas, atrelado ao aumento do saldo de empregos nos últimos meses e os recursos transferidos pelo Governo Federal, a população tem conseguido cumprir suas obrigações financeiras. A tendência de desaceleração segue por quatro meses consecutivos”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

A inadimplência caiu entre os dois gêneros quando se compara o mês de novembro de 2020 com o mesmo período de 2019. As mulheres, mesmo apresentando desvantagens no mercado de trabalho em comparação aos homens, como rendimentos médios inferiores e maior taxa de desemprego, ainda têm maior compromisso em quitar suas dívidas. 

A maior concentração de dívidas está entre os jovens de 18 a 24 anos, que representam 63,95% dos devedores. “Esta tendência de acúmulo de dívidas entre os jovens adultos teve início com a pandemia. Eles são mais despreparados em relação ao controle financeiro e mais sensíveis às crises econômicas. Contudo, é importante destacar que o índice recente de inadimplência entre essa faixa da população é o menor dos últimos nove meses”, explica Souza e Silva.