Os hotéis foram transferidos para a lista de atividades essenciais e agora passam a compor a Onda Verde do plano Minas Consciente, criado pelo governo de Minas, que tem como objetivo conduzir a retomada das atividades econômicas no estado de forma coordenada, trazendo mais controle e efetividade para o enfrentamento da situação atual.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após avaliar o impacto econômico e a capacidade da rede hoteleira se adaptar às medidas de segurança. Muitos setores precisam de hotéis, dentre eles médicos e prestadores de serviços de saúde.
Além disso, segundo o governo, esses espaços podem ser usados como moradias. A decoração, o paisagismo e o design de produtos agora também passam a fazer parte da Onda Verde. Os comerciantes dos municípios que aderiram ao plano e que pretendem voltar às atividades devem seguir todos os protocolos para que a reabertura seja segura para toda a população. Todos os protocolos do programa estão disponíveis no mg.gov.br/minasconsciente.