98 Live - Logo
  1. News
  2. Economia
  3. Samarco retoma atividades em Mariana, 5 anos após rompimento da barragem de Fundão

Samarco retoma atividades em Mariana, 5 anos após rompimento da barragem de Fundão

Anúncio da volta das operações foi feito pelo prefeito da cidade, Duarte Júnior, em suas redes sociais

Por Da redação - Economia11/12/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A mineradora Samarco retomou nesta sexta-feira (11) as atividades em Mariana, na região Central de Minas Gerais, cinco anos depois do rompimento da Barragem de Fundão. O anúncio da volta das operações foi feito pelo prefeito da cidade, Duarte Júnior, em suas redes sociais.

“Recebi ontem, em meu gabinete, para uma reunião de trabalho, o presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, e informo a todos vocês que a empresa retorna as suas atividades hoje. Não haverá cerimônia ou evento para marcar o momento, respeitando as normas e também todos os familiares e vítimas do rompimento da barragem”, disse o prefeito. 

Segundo a prefeitura, a extração de minério de ferro foi retomada, informação ainda não confirmada pela Samarco. Esta semana, a empresa havia dito que iria começar apenas o comissionamento integrado das operações, o que consiste no teste de equipamentos.

O rompimento da barragem de Fundão aconteceu em 5 de novembro de 2015 e deixou 19 mortos, além de poluir o Rio Doce e destruir vilarejos. Desde então, ninguém foi julgado, nenhuma casa foi entregue aos atingidos e a recuperação ambiental ainda não foi concluída.