98 Live - Logo
  1. News
  2. Educação
  3. Escolas municipais de Belo Horizonte retomam aulas em fevereiro

Escolas municipais de Belo Horizonte retomam aulas em fevereiro

As atividades pedagógicas iniciam por meio digitais ou impressos, ainda sem a presença dos estudantes nas escolas

Por João Henrique do Vale - Educação26/01/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

As aulas nas escolas municipais serão retomadas em fevereiro deste ano. O calendário escolar definido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) contempla dois anos letivos em um. Neste primeiro momento, as aulas serão retomadas por meios digitais, sem a presença dos estudantes nas instituições de ensino. As determinações estão em portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Município (DOM)

O documento publicado estabelece parâmetros para a integralização da carga horária letiva prevista para os anos escolares de 2020 e de 2021 para escolas municipais de Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

De acordo com a Secretaria de Educação, o cumprimento dos calendários escolares dos dois anos deve ser feito por meio de atividades pedagógicas não presenciais, por meios digitais ou impressos, pelos estudantes, ao mesmo tempo ou não à realização de atividades presenciais, quando autorizadas pelas autoridades de saúde do Município. 

A PBH ressalta que para as mídias digitais, todas as possibilidades são válidas conforme avaliado por cada escola. Como por exemplo, plataforma virtual, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais da escola. 

O início do ano escolar e do ano letivo terá início em 1º de fevereiro. O término do ano escolar e do ano letivo será em 23 de dezembro, totalizando a carga horária de 1.600 horas previstas para 2020 e 2021. 

A Secretaria de Educação estabelece que no retorno das atividades, seja priorizada a realização de avaliações diagnósticas e revisões de capacidade e habilidades essenciais ao prosseguimento dos estudos do ensino fundamental.