98 Live - Logo
  1. News
  2. Educação
  3. Minas divulga protocolo para volta às aulas com regras de flexibilização gradual

Minas divulga protocolo para volta às aulas com regras de flexibilização gradual

No primeiro mês de retorno, governo recomenda que ocupação das escolas seja de uma pessoa para cada 6 m² de área; após 28 dias, espaço poderá ser encurtado para 4 m²

Por Fernando Motta - Educação29/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Governo de Minas divulgou nesta terça-feira (29) os protocolos para retomada de atividades presenciais nas escolas. Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral revelou que as regras de flexibilização serão de caráter gradual, considerando um período de adaptação de 28 dias.

As aulas presenciais só poderão ser retomadas em municípios que estiverem na onda Verde do programa Minas Consciente. Nos primeiros 28 dias, a ocupação nas escolas será limitada a uma pessoa para cada 6 m² de área livre, incluindo pátios, salas de aula, refeitórios e sanitários.

Após 28 dias de retorno, o espaço poderá ser encurtado para uma pessoa a cada 4 m² de área livre. Caso o município retorne à onda Amarela, o distanciamento será ampliado para uma pessoa a cada 10 m² de área livre.

O protocolo recomenda atenção especial para estudantes com deficiência e disponibilização de apoio psicossocial. O secretário Carlos Eduardo Amaral destacou que as medidas de prevenção e controle são recomendadas a todos, se estendendo aos pais de alunos.

As regras não serão fixas e poderão ser revisadas ao longo da pandemia. Há recomendações específicas para limpeza e desinfecção do ambiente escolar. Também há regras para entrada na escola, utilização do pátio e outros ambientes coletivos.

O protocolo também prevê formas de ação junto às secretarias municipais em casos de surtos da Covid-19 dentro da escola. Se isso acontecer, as aulas na unidade serão suspensas imediatamente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.