98 Live - Logo
  1. News
  2. Educação
  3. Pandemia suspende matrículas e impacta escolas privadas de MG

Pandemia suspende matrículas e impacta escolas privadas de MG

Tema será discutido em reunião entre o governador Romeu Zema e o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG)

Por Da Redação - Educação02/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Pelo menos três a cada dez contratos da educação infantil da rede privada em Minas Gerais foram cancelados desde o começo da pandemia.

O impacto causado pela Covid-19 tem afetado a receita de instituições de ensino, que não têm conseguido conter a evasão de alunos.

Em entrevista ao Central 98, a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), Zuleica dos Reis Ávila, afirmou que o tema será levado ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

"Não queremos cobrar nada do governador ou prefeito, e sim mostrar que temos estudado protocolo de outros países. Já temos protocolos criados que servem de parâmetro para que possamos seguir [o ensino] com segurança", afirma. "Voltar à escola é uma questão séria, que precisa de ter todos os protocolos bem feitos. E é isso que a gente quer", completa.

Diálogo com as famílias

Questionada sobre a questão de negociação de mensalidades das escolas, Zuleica afirmou que o momento é de diálogo entre as famílias e as instituições. "Pouca gente entende, mas grande parte da despesa das escolas é referente à folha de pessoal. Por mais que não há aulas presenciais, há gasto", explica.

"É preciso que as escolas abram o diálogo com as famílias. Que tenham pelo menos um profissional disponível para receber as famílias. Sem alunos, as escolas não funcionam", completa.

Veja a entrevista completa com a presidente do Sinep/MG