98 Live - Logo
  1. News
  2. Esporte
  3. Globo propõe revisão do calendário do futebol e reavalia pagamento de cotas a clubes

Globo propõe revisão do calendário do futebol e reavalia pagamento de cotas a clubes

TV envia nota comunicando decisão de suspender pagamento aos clubes

Por Redação - Esporte03/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão de TV aberta e fechada da maior parte dos clubes do Campeonato Brasileiro das séries A e B, comunicou aos clubes, em nota, a intenção de rediscutir o calendário do futebol brasileiro diante da paralisação causada pela COVID-19.

Outra medida é a reavaliação do pagamento dos direitos aos clubes. A TV já comunicou a suspensão dos pagamentos a partir do mês de abril para as cotas dos estaduais que ainda não foram quitadas. No caso do Campeonato Mineiro, 100% do valor já foi pago às equipes, mas a verba referente aos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B também deve ser reavaliada.

A notícia pega de surpresa os presidentes de clubes, que contavam com a verba do Brasileirão para manter honrar pelo menos parte dos compromissos, especialmente com os atletas. 

Confira a íntegra da nota enviada aos clubes pelo diretor de direitos esportivos do Grupo Globo:

“Prezados, 

Na semana passada antecipamos por telefone às Federações e grande parte de vocês a iminente suspensão dos pagamentos dos Estaduais interrompidos, fato que formalizamos em carta às respectivas Federações enviadas em 01/04. Ontem circularam na imprensa algumas informações erradas sobre esse assunto que corrigimos imediatamente através da nota abaixo caso não tenham visto.

‘A crise causada pela pandemia do Coronavírus19, que está provocando adiamentos e cancelamentos nos calendários esportivos, faz com que todos os elos que compõem a cadeia produtiva do futebol precisem analisar seus modelos de negócio e renegociar seus compromissos: clubes, federações, empresas de mídia, anunciantes e patrocinadores, entre outros parceiros. Esta não é uma realidade exclusiva do Brasil, e ocorre também em demais competições e modalidades esportivas ao redor do mundo.

Faz parte deste processo a decisão da Globo reavaliar o pagamento de futuros vencimentos – em alguns casos a última parcela – de competições que foram interrompidas ou adiadas, e que ainda não têm data nem formato para voltar a acontecer. Cada caso está sendo tratado segundo suas especificidades. A Globo até o momento vem mantendo o pagamento dos clubes participantes do campeonato brasileiro série A, série B e Copa do Brasil. No caso dos Estaduais, a Globo pagou em alguns contratos 100% e em outros 75% dos valores referentes a esses campeonatos, mesmo com a entrega efetiva de 55% a 65% dos jogos. Alguns pagamentos foram realizados já com as partidas suspensas e precisamos buscar entre todos uma solução de equilíbrio que depende agora de uma revisão completa do calendário anual do futebol brasileiro.

Estamos discutindo diariamente, de maneira transparente e serena, formas de atravessar esse período difícil com todos os parceiros – anunciantes, clubes, federações e CBF – e temos a convicção de que juntos vamos encontrar os melhores caminhos. Até lá, estamos empenhados em soluções criativas que têm assegurado outros tipos de apoio ao futebol brasileiro, com a exposição dos clubes em todas as nossas plataformas, grades de programação e coberturas. Como parceiros de mídia do esporte, temos total interesse em achar um caminho que garanta competições fortes, equilibradas e competitivas’.

Como sempre, seguiremos nos comunicando com vocês com toda serenidade e transparência que pauta a nossa relação. E permanecemos a inteira disposição para atendê-los também.

 Com votos que estejam todos bem e saudáveis.”

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.